HERCÍLIO NUNES E O POLICIAL RODOVIÁRIO

 

Ramiro Aquino

Por Ramiro Aquino*

Confesso, e bem confessado, que somente escrevo esta crônica em 2021 e lembrando a história contada por Walmir Rosário, em sua crônica “A carteirada de Manuel Leal”.

Não tenho a arte da escrita de Walmir Rosário mas a história aconteceu realmente, como a dele também. Corria o ano de 1968 e voltava de Salvador, após uma transmissão esportiva, com Hercílio Nunes ao volante de um Jeep Willys, este autor ao seu lado e Eraldo Duque, mais conhecido por “Eraldo Gordo”, quando à altura de Itapetinga (vínhamos por Conquista), um Policial Rodoviário Estadual resolveu nos parar.

Hercílio era uma figura ímpar e administrava a Rádio Difusora Sul da Bahia no seu estilo: mão de ferro e coração grande. E funcionava bem, tanto que conseguiu montar um “cast” de profissionais de excelente qualidade. Mas Hercílio também tinha suas excentricidades. E como tinha...

Lá vem ele. Esse eu conheço, é de Macuco, foi nomeado pelo deputado Paulo Nunes, vejam o que digo a ele –, disse Hercílio triunfante.

Daí em diante travou-se o seguinte diálogo:

Seu Hercílio, que prazer, como vai o paizão de todos, o deputado Paulo Nunes? Se ele não tivesse me nomeado até hoje eu seria um pobre e miserável –, falou o policial, educadamente.

É que a pedido do pai do policial, eleitor ferrenho do deputado Paulo Nunes bem como toda a família, Edvaldo, auxiliar de açougueiro (como o pai dele) foi nomeado membro da gloriosa Polícia Rodoviária Estadual.

Mas como Hercílio queria demonstrar ter sido o “padrinho” da nomeação e não esperava a reação gentil do policial, disse, em tom jocoso:

E não vai pedir os meus documentos e o registro do veículo? Você não vai fazer isso porque deve esse favor? Se não fosse por mim você não teria sido nomeado e continuaria um açougueiro de ponta de rua em Macuco –, atiçou.

O policial, mais humildemente, ainda falou:

Eu só o parei porque o reconheci e para agradecer pelo favor do deputado Paulo Nunes –, tornou a agradecer.

Hercílio, agora mais comedido diante dos pedidos suplicantes meus e do Eraldo:

Prossigam vocês que estão com pena desse guardinha macuquense –,

Eraldo, mais paciente e educado (ainda não tinha sido prefeito em sua cidade na Chapada, Andaraí):

Olha, Edvaldo, Hercílio te reconheceu. Só queria brincar com o senhor. Muito obrigado –, agradeceu.

O policial, mais humilde ainda e olhando a cara emproada de Hercílio, que tão bem conhecia, se despediu:

Muito obrigado também, podem seguir –.

Para não dar o braço a torcer, com a maior cara de pau, Hercílio não tirou por menos e nos disse:

Viram que ele veio me agradecer...– .

Eraldo olhou para mim e sorriu.

Voltando à vaca fria, todos nós conhecíamos o Hercílio Nunes, que era do estilo atirado e que estava mais calmo e um pouco envergonhado, mas sem perder a embocadura. E seguimos para a nossa Itabuna, com Eraldo ao volante e sem nenhuma parada de guarda conhecido, e além do mais de Macuco.

Lembrei-me dessa história ao ler a crônica de Walmir Rosário no seu blog, confesso que sem a arte dele, mas só pela semelhança.

O velho e bom amigo Hercílio Nunes não esperava por essa, pois policial rodoviário só queria era agradecer a gentileza do deputado Paulo Nunes.

* Radialista, jornalista e cerimonialista.


Comentários